sábado, 28 de janeiro de 2012

Quando eu vi o mar

"Ai, Jesus, hoje é meu primeiro dia de trabalho na casa do prefeito da cidade!
Já vou começar a ganhar dinheiro! E olha só, vou ser babá da filha mais nova do prefeito! A primeira dama da cidade é tão linda! E as outras filhas dele, então? Todas numa chiqueza só!
A casa que eles moram é tão grande e é tudo tão bonito!"
É, foi isso que eu pensei quando fui para o trabalho no meu primeiro dia. Já fazem dois meses que eu estou aqui, e não tenho do que reclamar. A esposa do prefeito é uma delicadeza só, e as filhas dele também, todas uns amores. O prefeito às vezes está zangado, mas faz umas gracinhas de vez em quando. Um dia desses ele me disse que vamos viajar. De avião. Quase perdi o fôlego! Como assim, viajar de avião? Pra onde? São Luis?! Mas eu nunca nem vi o mar!!!!
A primeira dama me ajudou muito, disse que ocorreria tudo bem na viagem, e que só ficaríamos no avião por alguns minutos. Me tranquilizei.
Na hora da viagem eu quase tive um treco!
A esposa do prefeito percebeu, mas eu disfarcei. Chegamos e fomos para um hotel em frente ao mar, era noite. Mas mesmo assim ele estava lindo, como eu nunca havia visto antes na televisão. Eles disseram que iriam jantar e me convidaram, eu fiquei assustada, mas fui, tinha que ir, né! Eles comiam umas comidas estranhas, que eu nunca havia visto antes. A filha mais velha do prefeito que estava conosco me disse que era camarão empanado, e que bastava pegar um, melar no molho rosê, e pronto. Era gostoso, mas estranho.
Todos ao meu redor pareciam tão distantes de mim, mas eu estava gostando de tudo aquilo que eu estava vivendo.
Estavam o prefeito, sua esposa, uma de suas filhas mais velhas, sua filha caçula, uns amigos do prefeito e eu, lá, morrendo de vergonha, sem saber o que fazer.
Eu jantei e dormi no quarto com a filha caçula e a mais velha.
No dia seguinte vi o mar! Era cedo da manhã, uma coisa tão linda, nunca vou me esquecer.
A filha do prefeito me disse que ele não costumava ficar daquela cor, esverdeado, mas nesse dia estava parecendo uma piscina, uma esmeralda clarinha. Fiquei maravilhada.
Passamos mais dois dias na cidade, e eu não banhei no mar, infelizmente meus patrões não saíram para banhar. Quando fomos na praia, era só para admirar a paisagem, que eu jamais esquecerei.
Na volta pra casa também fiquei enjoada dentro do avião, foram mais 45 minutos de agonia, mas chegamos em paz.
Trabalhei na casa do prefeito mais uns meses, mas em seguida tive que sair.
Os patrões e família mais legal que já trabalhei.
Hoje, cinco anos depois,  já casei e tenho meu filho. Ainda tenho contato com a família to prefeito, todos me tratam superbem.
E eu jamais esquecerei as cenas de vislumbre que eles proporcionaram aos meus olhos.
O mar da cor de esmeraldas clarinhas.